quarta-feira, 13 de maio de 2015

Manifestações rítmicas internacionais

Dança do Ventre

Mulher Dança Ventre
De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo EgitoBabilôniaMesopotâmiaPérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893. Os movimentos realizados pelas dançarinas imitam os animais, os quatro elementos e a natureza. As mulheres devem tratar a dança do ventre com respeito e amor. Além da própria dança, também são utilizados instrumentos como a espada, véu, punhais, jarros e taças. Os instrumentos utilizados são as flautas, clarinetes e trombetas. A dança do ventre usa movimentos que remexem o tronco, os quadris e o abdômen.

Tango

O tango é uma dança que surgiu nos subúrbios de Buenos Aires e inicialmente acreditavam que ele estava ligado aos cabarés e bordéis, graças a sua sensualidade. Após o seu sucesso em países europeus, o tango passou a ser mais aceito pelas outras famílias. O ritmo era ditado pelo som de flautas, violões e violinos; aos poucos ele foi adquirindo o aspecto melancólico que ele tem ultimamente. Assim como o samba, essa dança tornou-se um símbolo da Argentina. Os passos principais podem ser dados em oito tempos. Posteriormente, pode-se usar outros como o gancho e o ocho. O gancho se caracteriza pela levantada de perna do casal e eles engancham as pernas. O ocho é um passo executado pela mulher e ela desenha um oito com as pernas.

Dança Indiana

Bharathanatyam 

Essa dança indiana é tradicional e uma das mais antigas do país. É um estilo clássico que surgiu no sul da Índia e contêm muitas expressões. A dança é acompanhada por um estilo Carnático e usa instrumentos musicais como a flauta, o violino e a Tambura. Na Bharathanatyam os dançarinos realizam movimentos suaves e poses.

Tarantella

O nome dessa dança vem da cidade de Taranto, na Itália. Ela é realizada por casais que fazem trocas de forma muito rápida. A Tarantella deve ser dançada em duplas, pois dançar sozinho é considerado má sorte. Primeiro, é feito um círculo pelos participantes que giram no sentido horário; depois, a música passa a ficar mais rápida e os dançarinos trocam de lado. A tendência é que a Tarantella fique sempre mais rápida.

Zumba

Zumba é uma dança criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez, durante os anos 90, e trata-se de uma reunião de vários estilos, tais como samba, salsa, mambo e merengue. É bastante praticada em academias e uma dança que conquistou pessoas no mundo todo.
De acordo com Perez, Zumba é uma festa, uma forma divertida de praticar exercício físico que teria surgido por acaso, quando ele esqueceu de levar suas músicas para uma aula de aeróbica. Ele começou a improvisar com a música latina que possuia em fitas cassetes. As pessoas saíram encantadas com o estilo e a partir daí, surgiu a dança, que inicialmente começou na Colômbia e se espalhou para os Estados Unidos.

Danças Típicas da Espanha

Flamenco

O Flamenco surgiu na região de Andaluzia e é a junção do canto, a guitarra e a dança. A dança utiliza movimentos nos braços e nos punhos, sapateado, forte expressão facial e grande movimento das saias. As dançarinas sapateiam e batem palmas para dar ritmo à dança, que é embalada ao som dos músicos. O Flamenco termina em um movimento intenso da dançarina que deve passar uma expressão segura e forte.

Jota

Estilo de dança muito comum na região de Aragón e que sofre algumas alterações em outras partes do país. É realizada em pares que ficam com as mãos a cima da cabeça tocando castanholas e dançando.

Dança EspanholaSevilhanas

Dança típica da cidade de Sevilla, na Espanha. Ela utiliza palmas, guitarras e batidas dos tamancos para dar o ritmo dos movimentos. É realizada por casais de homens e mulheres, mas também podem ser formados casais com duas mulheres. Sevillanas é divida em uma ordem cronológica de quatro partes (primeira, segunda, terceira e quarta), que possuem maneiras distintas formas para dançar. Com essa diferença, o espectador pode verificar quando cada etapa da dança vai começar. A primeira parte é realizada passadas seguidas, a segunda trabalha com a roda, a terceira é o sapateado e a última parte é a dos careos.

Outras Danças internacionais

  • Rumba: dança cubana romântica com influência de ritmos africanos;
  • Jive: é uma dança rápida com muito ritmo e balanço, com passos de rock e boogie woogie americano;
  • Cha-cha-cha: é uma dança latino-americana que surgiu em Cuba, sendo considerada uma variante do mambo.
  • Countryé uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no centro sul dos Estados Unidos e nas montanhas dos Apalaches.
  • Paso-doble: dança que se originou na Espanha, no século XVI, também é um estilo musical, utilizado em touradas e desfiles militares. É baseada no Flamenco.
  • MamboAcontradanza chegou a Cuba no século XVIII, onde se tornou conhecida como danza.
  • BoleroDe origem cubana tornou-se mais conhecido como canção romântica mexicana, sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e de ritmo mais lento.
  • SalsaA Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, porém a Salsa foi criada na década de 40 em Havana (Cuba); foram eles que criaram o nome Salsa.
  • Twist: Twist é uma dança típica dos Estados Unidos que tem como origem ritmos como rock and rolljazz e outros.
  • BalletBalé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na InglaterraRússia e França como uma forma de dança de concerto.
Disponível em:
http://dancas-tipicas.info/dancas-no-mundo.html Acesso em: 09/05/15

Atividade


Em dupla/trio escolha uma manifestação rítmica internacional e faça uma pesquisa mais detalhada sobre os seguintes aspectos:

  • Surgimento da dança
  • Como ela é praticada 
    • passos
    • quem geralmente dança
    • em quais ocasiões/festas, etc
    • Roupa típica
  • Curiosidades

Ao final dessa pesquisa, relate qual é a opinião do grupo em relação a manifestação rítmica escolhida. Posteriormente, anexe a atividade na pasta. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário