É através das capacidades físicas que se conseguem executar acções motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc)
O facto de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos.
Capacidades Físicas
Resistência – é a capacidade que permite suportar e recuperar da fadiga física e psíquica. Esta capacidade possibilita executar esforços com uma certa intensidade e durante um período de tempo relativamente longo, sem que diminua acentuadamente a eficácia.
Força – é a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular. Esta possibilita, entre outros esforços, saltar, empurrar, levantar, puxar, arremessar.
Velocidade – é a capacidade que permite realizar movimentos no mais curto espaço de tempo. Através da velocidade de reação consegue-se reagir rapidamente a um estímulo visual, auditivo e táctil. Através da velocidade de deslocamento pode-se percorrer distâncias relativamente curtas no menor tempo possível.
Flexibilidade – é a capacidade que permite realizar movimentos de grande amplitude. Esta e capacidade possibilita melhorar a qualidade do gesto motor, tornando os movimentos mais belos, com maior amplitude e mais eficazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário