quarta-feira, 6 de abril de 2016

Atividade Física - 1º ano

Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, entre outros. Já o exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.

Os efeitos da atividade física no organismo

No cérebro, a atividade física estimula a liberação de substâncias como a endorfina, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando sensação de bem-estar, elevando a auto-estima, reduzindo os sintomas depressivos e de ansiedade, além de melhorar o controle do apetite.
Nos pulmões, a atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento do oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente, aumentando a capacidade pulmonar e a capacidade de consumo do oxigênio.
No coração, há estímulo para uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. A atividade física reduz os fatores de risco para as artérias coronárias, como pressão arterial e colesterol elevados, melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor) e aumenta a resistência aos esforços físicos.
Nos músculos, a atividade física estimula o desenvolvimento das fibras musculares, fortalecendo a massa muscular, aumentando a flexibilidade e melhorando ou mantendo as outras capacidades físicas.
Nos ossos, há estímulo para a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo), reduzindo os riscos de osteoporose e fraturas na velhice.

Atividade Física e as Capacidades Físicas

Para a prática de uma atividade física, colocam-se em jogo várias qualidades ou capacidades físicas. Capacidades físicas são ações musculares e processos motores que dizem respeito à formação corporal e à técnica de movimentos, ou seja, qualidades que fazem parte de nosso corpo, essenciais para uma vida ativa e saudável.
Entre as capacidades físicas, podemos citar: a força, a flexibilidade, a agilidade, a velocidade e o equilíbrio.
Força é a qualidade física que permite a um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar, elevar, apertar, abaixar, segurar etc.
Flexibilidade é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimentos articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções. Para a realização correta de exercícios de flexibilidade, é necessário permanecer na posição solicitada de 10 a 30 segundos.
A velocidade pode ser considerada como a capacidade de execução de um movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou a capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de movimentos durante um tempo curto.
A agilidade é a capacidade de deslocar o corpo no espaço o mais rápido possível, mudando o centro de gravidade de posição, sem perder o equilíbrio e a coordenação dos movimentos.
O equilíbrio é uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate etc. O equilíbrio é a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.


Fonte:

Darido, Suraya Cristina. Para ensinar educação física: Possibilidades de intervenção na escola. Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Papirus, 2007.



Atividade em grupo

Em grupos de 3 ou 4 pessoas, descrevam exercícios, jogos ou brincadeiras que tenha como base as capacidades físicas citadas no texto. Para cada uma das capacidades físicas, um exercício, jogo ou brincadeira (a descrição deve ser bem detalhada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário